Por Carla Ninos
A eleição para a escolha das oito Organizações da Sociedade Civil que farão parte do colegiado do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONEDE), Biênio 2022/ 2023, foi realizada nesta quinta-feira (04/11).
Foram eleitas organizações da sociedade civil para cada uma das seguintes áreas: um na área de deficiência auditiva; um na área de deficiência física; um na área de deficiência intelectual; um na área de deficiência por causas patológicas; um na área de deficiência visual; um na área de deficiências múltiplas; um área na área de síndromes; um na área de conduta típica ou que defenda os direitos da pessoa com deficiência.
O Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/MT) foi eleito na categoria Conduta Típica ou Luta com 36,4% dos votos. As representantes do CRESS/MT neste biênio serão as assistentes sociais Edilma Fatima da Silva e Karina Gomes Guimarães.
A conselheira do CRESS, Flávia Tereza do Nascimento, explica que a participação do CRESS/MT nos conselhos é, extremamente, importante. “Por meio dessa presença que nós defendemos as nossas bandeiras de luta; compreendemos as particularidades e singularidades das pessoas com deficiência para além do senso comum e da hegemonia da perspectiva médica/patológica; intensificamos as lutas ao acesso das políticas públicas. São várias bandeiras de luta do Conjunto CFESS-CRESS, inclusive, está no nosso plano de trabalho a luta anticapacitista e a defesa do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que este ano sofreu uma alteração”.