EDITAL DO TERCEIRO NÚMERO DA REVISTA: DIREITOS, TRABALHO E POLÍTICA SOCIAL.
TEMA: MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO.
A Revista: Direitos, Trabalho e Política Social é uma publicação semestral eletrônica, coproduzida e vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Política Social e em Direito Agro Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso, e oriunda da parceria estabelecida entre a Superintendência Regional do Trabalho (STR), Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fundação Uniselva (UNISELVA) através do Projeto de Extensão “Ação Integrada de combate ao trabalho escravo”. Sua natureza é acadêmica, com caráter multidisciplinar e se propõe a publicar relatórios de pesquisa e extensão, artigos, resenhas e discussões nos eixos da Política Social e dos Direitos do Trabalho e do trabalhador.
Os trabalhos submetidos à publicação serão analisados por pares (especialistas reconhecidos e de notório saber, de diferentes instituições e países), todos na condição de pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre sua aceitação ou não. Os textos completos não terão identificação da autoria e os pareceres sobre o texto deverão indicar a avaliação numa das seguintes categorias: (1) aceito, (2) aceito com revisão, (2) não aceito.
O Conselho Editorial Científico reserva-se o direito de fazer pequenas modificações no texto dos autores para agilizar seu processo de publicação. Contudo, modificações de estrutura e conteúdo mais substantivos serão acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. Casos específicos serão resolvidos pela Comissão Editorial, que decidirá sobre a publicação dos trabalhos recebidos, com base na política editorial da revista, cabendo à Comissão Científica dirimir dúvidas e impasses para decisão final sobre a edição. Na análise serão verificados os seguintes elementos: rigor, clareza, fundamentação teórica e precisão quanto à produção científica, à redação, ao conteúdo e à probidade ético-teórica.
DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO
O texto deve observar a inserção à temática da revista, apresentando originalidade e abordagem relevante para as ciências sociais contemporâneas, atendimento aos objetivos propostos, coerência e consistência teórico-metodológica, qualidade e rigor acadêmicos. Os textos devem estar em conformidade com as normas técnicas da ABNT e da revista, conforme regras estabelecidas no edital.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A revista eletrônica oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona democratização do conhecimento.
DIRETRIZES PARA AUTORES/AS:
1 – Tema do terceiro número: MEIO AMBIENTE DO TRABALHO E TRABALHO ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO.
2 – Período Submissão: 04/04 a 20/05/2016 através do site http://revista91.hospedagemdesites.ws/index.php/rdtps/index
3 – A publicação de um artigo ou resenha implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à revista Direitos, Trabalho e Políticas Sociais.
4 – Os artigos devem ser inéditos e apresentar, no máximo, três autores, observando os seguintes critérios:
4.1 O artigo completo deve ter extensão de 12 a 14 laudas. Ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12; com espacejamento entre linhas de 1,5 cm; margens esquerda e superior de 3 cm; margens direita e inferior de 2 cm; papel A4, SEM IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA;
4.2 O resumo deve ter até 200 palavras, em português e em língua estrangeira (espanhol, inglês ou francês) digitado em espacejamento simples, ressaltando o objeto, os objetivos, a metodologia, a indicação de resultados e três palavras-chave. Apresentar após o resumo A IDENTIFICAÇÃO DE AUTORIA, COM EMAIL, TELEFONE E INSTITUIÇÃO DE ORIGEM DOS AUTORES, E BREVE CURRICULUM DOS AUTORES;
4.3 A revisão gramatical é de responsabilidade dos autores e será condição para aceitação imediata;
4.4 Usar o sistema de citação autor data (MEDEIROS, 2009, p. 87) na elaboração do artigo, e as citações diretas (longas e curtas) devem estar em itálico e não entre aspas.
4.5 Em citações com mais de três linhas (longas), usar fonte 11, observando-se um recuo de 4 cm da margem esquerda;
4.6 As ilustrações e tabelas devem estar no corpo do texto, claramente identificadas (Ilustração 1, Tabela 1, Quadro 1, etc.). No caso de fotografias, somente em preto e branco, é necessário apresentar o nome do fotógrafo e a autorização para sua publicação;
4.7 O título do artigo deve ser conciso (máximo 15 palavras) com letras maiúsculas somente no início do título, em nomes próprios e em siglas.
5 – As resenhas devem conter aproximadamente 4 (quatro) páginas (observar as mesmas normas).
Expediente:
Título Revista: Direitos, Trabalho e Política Social
Editora Responsável: Marluce Souza e Silva
Conselho Editorial Científico:
Carla Reita Faria Leal
Imar Domingos Queiroz
Iris Maria de Oliveira
Renan Bernardi Kalil
Sara Graneman
Tania Maria Santana dos Santos
Thiago A. Ribeiro
Valdiney Antonio de Arruda