Por Carla Ninos
O lançamento da 18ª Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso será nesta quinta-feira (21/10), às 18h30, no Teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante o lançamento, será confirmada a data da caminhada em Cuiabá. Assim como serão revelados os nomes das atrações artísticas e programação das atividades de toda a Parada, que promete trazer palestras, debates e audiências públicas.
A coordenadora da Comissão de Direitos Humanos do CRESS/MT, Mércia Gonçalves, fará uma fala na abertura do evento, e explica que o CRESS/MT compõe o Conselho Estadual Popular LGBTI+, em Mato Grosso, e soma-se às lutas do Movimento LGBT+ no estado, por compreender que para a construção de uma sociedade emancipada, sem exploração e opressões, é fundamental que os problemas que assolam a vida da população LGBTI+ sejam enfrentados. Para isso, é preciso, hoje, nesse período histórico, somar forças na luta cotidiana contra as inúmeras violências cometidas contra essa população que compõe grande parte da classe trabalhadora.
O tema da Parada, deste ano, é Família, e esta escolha tem o intuito de falar sobre o acolhimento de pessoas LGBTQIA+ no seio familiar. A ideia é que os pais possam entender mais sobre as realidades política e social dos seus filhos e desenvolvam um espaço seguro dentro de casa. Abaixo, Mércia Gonçalves faz uma reflexão acerca do tema da Parada:
“O tema da Parada da Diversidade em Mato Grosso esse ano é ‘Família de LGBTQIA+ orgulho de (re)existir’, nesse sentido, apontamos reflexões pertinentes quando pensamos nessa temática. A população LGBTI+ precisa reivindicar essa família construída socialmente? Essa família que foi construída tem em sua estrutura um alicerce heteronormativo, patriarcal, monogâmico, de divisão sexual e racial do trabalho que em seu interior reproduz os mais diversos tipos de violência sexista, machista, racista e LGBTI+fóbica. Essa população sofre dentro de casa desde o nascimento com imposições sociais por meio da divisão dos papéis de gênero na forma binária, reprodução da não aceitação, da violência verbal, psicológica e até mesmo física, do cerceamento da liberdade das pessoas LGBTI+ no seu desenvolvimento, na produção da sua identidade, da sexualidade. Então perguntamos “que família é essa?”, porque não reivindicar redes de afeto, de cuidado, de construção coletiva, relações saudáveis, com laços consanguíneos ou não? Queremos contribuir com essa reflexão crítica, porque a população LGBTI+ nunca teve aquela família da propaganda de margarina como a mídia coloca. A família em conjunto com a escola, com a Igreja e a mídia são articuladas estruturalmente para que reproduzam diversos tipos de violência, na forma de como as pessoas devem ser ou se comportar ou se vestir ou se relacionar e isso limita nossa existência enquanto pessoas LGBTI+. Então, pensar em uma rede de afeto, cuidado, responsabilidades e respeito à diversidade humana como uma possibilidade saudável de um núcleo de referência em nossas vidas, é uma direção importante e saudável para gente pensar as relações entre a população LGBTI+. O Serviço Social é uma categoria que se coloca junto às lutas sociais, historicamente, e com o Movimento LGBTI+ não é diferente, temos construído coletivamente as lutas por mais direitos concernentes às pautas LGBTI+ pelo país. Convocamos todes, todas e todos estudantes de Serviço Social e Assistentes Sociais a somarem na Parada da Diversidade de Mato Grosso, em 2021, e acompanhar as ações, publicações e produções do Serviço Social no que diz respeito aos debates das relações de gênero, sexualidade e raça”.
A Comissão organizadora da 18ª Parada da Diversidade Sexual orienta a todos para a necessidade de respeitar os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e distanciamento social. A entrada no teatro é gratuita, mas quem puder pode doar 1 kg de alimento não perecível, que será doado às famílias em situação de vulnerabilidade social
O evento poderá ser assistido de forma on-line pelo canal do Youtube da Parada (clique aqui). Outras informações podem ser acessadas no Instagram (clique aqui).
Serviço:
Lançamento da 18ª Parada da Diversidade Sexual de Mato Grosso
Data: 21/10
Horário: 18h30
Onde: Teatro Zulmira Canavarros