No dia 15 de maio é comemorado o Dia do/da Assistente Social. A campanha do Conjunto CFESS-CRESS de 2020 visa a valorização profissional e traz o tema “Trabalhamos em vários espaços, sempre com a população. Serviço Social: conheça e valorize essa profissão”. Com essa temática, o Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (CRESS/MT) parabeniza os/as profissionais pelo Dia do/a Assistente Social.
Este ano, as atividades em comemoração à data ocorrem num contexto complexo que amplia a visibilidade dos/das profissionais, uma vez que o país enfrenta desafios decorrentes da crise estrutural do capital, da ameaça à democracia e os desafios acirrados no momento de uma crise da saúde, diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Vale ressaltar que a temática deste ano foi baseada na valorização do Serviço Social no contexto de ataque às liberdades democráticas e aos direitos, com ênfase na dimensão pedagógica do trabalho profissional na organização popular e na luta antirracista.
Assim, ao mesmo tempo em que o cenário em questão desafia a categoria profissional e as suas condições éticas e técnicas de trabalho, por outro lado expõe as contradições de um projeto societário que prioriza interesses econômicos e processos de exploração e opressão em detrimento da vida e das necessidades da população.
Endossa igualmente a relevância de garantir a presença de assistentes sociais compondo as equipes nos diferentes espaços de atuação – na área da saúde, assistência social, previdência, educação, habitação, segurança pública, na área sociojurídica, regularização fundiária, orientação e fiscalização etc., – tendo como referência as dimensões do exercício profissional e o Projeto Ético-Político.
Anualmente, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e os CRESS nos estados realizam campanha para comemorar a data com objetivo de dar visibilidade à profissão e suas bandeiras de luta. São profissionais que estão em diversos espaços, na cidade e no campo em defesa dos direitos sociais.
O serviço social é uma profissão regulamentada e em seu cotidiano, assistentes sociais conhecem de perto as necessidades humanas da população e o território em que as pessoas vivem, atuando diretamente no terreno das condições precárias de vida e de trabalho da classe trabalhadora.
Para a presidente do CRESS/MT, Andreia Maria Amorim, o trabalho dos/as assistentes sociais é fundamental “para que a população tenha acesso às diferentes políticas públicas, e é nesta relação do trabalho profissional entre assistente social e usuário/a dos serviços que se são mediadas as possibilidades de acesso a saúde, assistência social, previdência, habitação, além de outros serviços essenciais para a manutenção da vida da população”.
Por isso, continua ela, a categoria sempre esteve e sempre estará ao lado da classe trabalhadora, na luta por melhorias. Neste momento que o país vive é fundamental mostrar à população que estamos ao lado dela, em sua defesa, e precisamos valorizar esses/as profissionais”, resume a presidente.