Para assistente social, a luta contra o capacitismo é todo dia!

Hoje é o Dia Nacional da Libras (Língua Brasileira de Sinais), 24 de abril. A data é celebrada a partir da promulgação da Lei 10.436/2002, que reconheceu a língua como meio legal de comunicação e expressão.

Nesta data, a gente aproveita para relembrar que, em março, lançamos o Glossário em Libras do Serviço Social! Disponível em nosso canal do YouTube (cfessvideos), ele reúne as principais expressões utilizadas na profissão, objetiva ampliar os recursos de acessibilidade e de comunicação com mais assistentes sociais e com a categoria e auxiliar intérpretes de Libras que trabalham nos eventos e reuniões do Conjunto CFESS-CRESS a aprimorar a tradução de expressões específicas.

Com esse compromisso, o Conjunto realizou e implementou diversas ações pelos direitos das pessoas com deficiência, como a criação dos Comitês Anticapacitistas, uma recente deliberação da categoria. No CFESS, ele, é composto por conselheiras e assistentes sociais com e sem deficiência. O objetivo do comitê é contribuir com a luta anticapacitista dentro e fora da categoria, fortalecendo a compreensão da pauta como uma bandeira de luta do Serviço Social brasileiro.

Em 2023, o CFESS também lançou o livro “Anticapacitismo e Exercício Profissional”, com o resultado da pesquisa sobre o perfil de assistentes sociais com deficiência.. O material está disponível em PDF acessível, com dados sobre quem são e quais as condições de trabalho de assistentes sociais com deficiência.

Acesse o Glossário em Libras do Serviço Social e divulgue também: https://tinyurl.com/GlossarioLibrasSS

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Responder

Seu email não será publicado.

*
*