A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Cuiabá foi realizada nos dias 14 e 15 de junho pelo Conselho Municipal de Assistência Social e pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. A Conferência contou com a participação da categoria de Assistentes Sociais desde as Conferências regionais, dialogando com a população usuária e gestão municipal, na defesa de um Sistema Único de Assistência Social que garanta, de fato, proteção social para o enfrentamento das situações de desigualdades vivenciadas pela população usuária e melhores condições de vida para a classe trabalhadora.
As propostas construídas na Conferência vão ao encontro do processo de reconstrução do SUAS, sobretudo da necessidade de recomposição do orçamento nacional, e a contrapartida dos demais entes federados, definindo estratégias de combate ao desfinanciamento da política de Assistência Social e ao sucateamento de serviços, programas, projetos e benefícios, vivenciados nos últimos 4 anos. Neste contexto, torna-se necessário a ampliação da participação social de todos os segmentos da política, principalmente da população usuária e do conjunto das (os) trabalhadoras (es) do SUAS, na defesa da prestação dos serviços em quantidade e qualidade, da valorização profissional com a aprovação do Plano de Carreira da Assistência Social, bem como a realização de concursos públicos e a recomposição salarial anual daqueles que constroem o SUAS diariamente.
As Conferências seguem sendo um espaço de participação social e necessário para debater as demandas e respostas no campo dos direitos socioassistenciais. Procure o CMAS de sua cidade e participe das Conferências em defesa do SUAS!
A 13ª Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e será realizada em Brasília no período de 05 a 08 de dezembro de 2023.
Redação: Cristiane Lopes e Luiz Philipe.
Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso – 20° Região
Gestão 2023-2026 “Se o presente é de luta, o futuro exige coragem”
Responder