Siga-nos nas redes sociais

Ouvir

Encontro aconteceu em setembro e contou com a participação de diversos profissionais da área

O Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso – CRESS-MT participou, nos dias 13 e 14 de setembro, do I Encontro Estadual de Pesquisa do Gepesse (Grupo de Pesquisa em Serviço Social na Educação). O evento teve como proposta mobilizar e sensibilizar os assistentes sociais que atuam na educação básica a participarem da pesquisa coordenada pelo Gepesse.

Com o tema “Tendências do Trabalho de Assistentes Sociais na Educação Básica Pública no Brasil”, o encontro aconteceu no período noturno e de forma online, com direito a certificado de participação.

A conselheira do CRESS-MT e coordenadora da Comissão de Comunicação, Kassya Lanuse, destaca que o evento foi uma experiência enriquecedora.

“Ouvir as experiências de assistentes sociais que atuam na educação enriqueceu minha jornada profissional, proporcionando uma identificação com as vivências compartilhadas e a aquisição de novas técnicas e conhecimentos para minha função”, relatou.

Ela explica que o Gepesse é o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Serviço Social na Educação realizado pela UNESP/UERJ/UFBA, que tem se empenhado em trazer o debate do Serviço Social na Educação em todo o país.

“Achei isso impressionante e muito importante para nossa categoria, até porque, é uma área de atuação muito nova, pois a Lei 13935 foi promulgada em 2019 e precisamos cada vez mais nos inteirar e refletir sobre essa temática”, enfatizou a conselheira.

De acordo com a assistente social Bruna Carolina Gomes Rodrigues, que atua em uma escola estadual em Cuiabá e acompanhou o debate, o evento veio para enriquecer e fortalecer a profissão, oferecendo uma base sólida para o trabalho do assistente social na área da educação.

Ela ressalta a relevância do grupo de estudo e sua pesquisa, não apenas como um documento que possivelmente se transformará em um artigo ou livro na área, mas também porque representa algo inovador em Mato Grosso.

“Estou ansiosa para que esse projeto seja bem-sucedido, especialmente porque somos pioneiras na educação estadual”, frisou Bruna.

Ela também enfatiza que a presença do CRESS-MT nesse processo oferece várias vantagens, pois aproxima a entidade dos assistentes sociais e contribui para fundamentar a atuação profissional.

“A participação do CRESS também evidencia para a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) que somos uma categoria unida, pronta para contribuir com a educação, garantir direitos e destacar nossa importância neste campo”, acrescenta a assistente social.

Dentre os participantes, o debate contou com esclarecimentos de diversas profissionais do CRESS-MT, incluindo a docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Profª Dra. Erivã Garcia Velasco; a assistente social e servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Alto Araguaia, Tatiane Neres Rodrigues Buonome; a assistente social e servidora da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) do município de Barra do Garças/MT, Lillian Soares Rodrigues; e a assistente social lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Jaqueline Dayane da Silva Medeiros.

Texto: Assessoria de Comunicação CRESS-MT

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Responder

Seu email não será publicado.

*
*