Com o tema ‘Os fundamentos do Serviço Social em debate: Formação e Trabalho Profissional’, a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), deu inicio na manhã de hoje (24/08) a 3ª edição do Projeto ABEPSS Itinerante em Cuiabá. O projeto na capital mato-grossense tem como objetivo discutir os fundamentos históricos e ético-políticos do Serviço Social constitutivos da profissão como totalidade histórica. O evento acontece hoje e amanhã (25/08), na Casa dos Conselhos das 8h às 18h, na avenida Dom Aquino nº 184, no bairro Dom Aquino.
O projeto ABEPSS Itinerante é uma iniciativa que acontece em todo País, e o tema escolhido pela gestão para ser discutido este ano é uma homenagem aos 80 anos de profissão do profissional do Serviço Social, 70 anos de ABEPSS e 20 anos de diretrizes curricular da associação.
De acordo com o vice-presidente da Regional Centro-oeste da ABEPSS, Paulo Wescley Pinheiro. Em todo país, profissionais formados, supervisores de campo, professores, supervisoras acadêmicas de estágio e discentes do Serviço Social estão discutindo e fazendo uma espécie de oficina formativa sobre os fundamentos da profissão. “Aqui em Cuiabá serão dois dias para fomentar essa discussão sobre o processo da formação no Serviço Social. Nossa intenção é que o facilitador fale menos e escute mais os profissionais e estudantes para que no final seja feito um processo de avaliação e nesse processo com um todo a ABEPSS possa está relatando o que os profissionais e estudantes estão colocando, e assim ser feito um grande relatório nacional entendendo qual estado e qual a intenção de cada espaço nesse País com relação à formação profissional”, enfatiza o vice-presidente.
A presidente do Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso (CRESS MT), Vera Lúcia Honório dos Anjos destaca que o momento é de encontro entre professores das Escolas de Saúde de Serviço Social, profissionais que atuam como supervisores de estágio e acadêmicos. “O projeto está trazendo conhecimento e nesse sentido vamos apoiar e participar. O CRESS que tem a função de orientar e disciplinar está compreendendo conjuntamente as questões que envolvem a formação e exercício profissional e a intenção desses estudantes nesse processo de ensino e aprendizagem”, destaca Vera Lúcia.
Para a professora, Olegna Guedes do curso de graduação e pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina (PR). A ideia é partir de aspectos da realidade local, dificuldades, desafios e conquistas locais para pensar junto com o grupo uma forma de viabilizar a direção critica propostas pelas diretrizes curriculares da ABEPSS de 1996. “As diretrizes de 1996 foi uma construção coletiva que teve um marco inicial na aprovação do currículo mínimo em 1992 em que se chegou à conclusão que a articulação teoria historia método seria fundamental para formação profissional dos assistentes sociais”, explica a professora.
A professora diz ainda que, a partir dessa articulação a categoria construiu aspectos que consubstanciasse uma diretriz fundada nesse eixo historia teoria método, como uma direção critica pensando o Serviço Social, nas relações sociais com o estado e na sociabilidade burguesa. Esse caráter de criticidade, historicista e histórico dialético foi retirado das diretrizes aprovadas pelo Ministério da Educação que exigia um perfil técnico, ou seja, um profissional que apresentasse resposta, ficando um hiato entre os aspectos que subsidia uma perspectiva critica e o que foi aprovado pelo MEC. Então é atrás desse hiato que estamos indo, por meio do projeto este ano.