Siga-nos nas redes sociais

Ouvir

                                                       

 

O Conselho Regional de Serviço Social da 20ª Região (CRESSMT), por meio da Comissão de Orientação e Fiscalização Profissional (COFI), realizou nos dias 17 e 18 de agosto o “XIII Fórum das COFIs da região Centro-Oeste”. O evento teve o objetivo de aprofundar os debates relativos aos processos de orientação e fiscalização, com vistas ao fortalecimento do projeto ético-político profissional do Serviço Social.

Foi realizado por meio virtual e contou com a participação de 27 representantes dos CRESSs do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso de Sul, Mato Grosso e do CFESS. Contou com a presença de assistentes sociais/agentes fiscais, conselheiras dos Conselhos e assistentes sociais da base.

A programação perpassou a discussão sobre as competências e atribuições profissionais no contexto de pandemia, o processo de orientação e fiscalização em tempos de COVID-19, a Resolução CFESS nº 657/2013, o estabelecimento de fluxo para inscrição de Pessoa Jurídica e solicitação de Responsável Técnico, bem como as estratégias conjuntas direcionadas às Unidades de Formação Acadêmica.

A coordenadora da COFI CRESS/MT, Renata de Paula Teixeira, destacou a importância do evento para o aprimoramento da função precípua dos Conselhos, de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional, propiciando a troca de experiência e a construção de estratégias coletivas. Ela ainda reforçou a relevância deste espaço, sobretudo, no contexto atual de pandemia, que acirra a precarização do trabalho e o desmonte das políticas públicas e dos direitos, sendo necessário refletir o trabalho do/a assistente social e, por conseguinte, o processo de orientação e fiscalização, buscando estratégias de garantia das prerrogativas profissionais e fortalecimento do projeto ético-político.

A agente fiscal Ana Paula Fonseca salientou que a realização de mais um Fórum das COFIs representa o cumprimento da deliberação do Encontro Nacional de 2010, eixo Orientação e Fiscalização, e o compromisso da gestão com a função precípua do CRESS. Ela agradeceu o empenho de todas para a realização do evento, uma vez que o Fórum é um espaço de construção coletiva para o fortalecimento das COFIs Centro-Oeste.

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS