Por Carla Ninos
O lançamento do Conselho Estadual Popular LGBTI+ de Mato Grosso será lançado na noite desta quinta-feira (01), em uma live nas redes sociais. A fundação deste Conselho, em âmbito estadual, surge da urgência de interiorizar as lutas LGBTI+ pelo estado de Mato Grosso com vistas ao enfrentamento da violência que incide sobre toda a dimensão da vida, tendo em vista a intensificação dos ataques nacionais e locais vivenciados cotidianamente.
Mércia Gonçalves, do CRESS/MT, explica que o Conselho Popular é composto por diversas entidades e organizações alinhadas à luta pelos direitos humanos, pela transformação social e, principalmente, pelas demandas da população LGBTI+. E, apesar de ser uma organização que está dando seus primeiros passos, o lançamento se faz necessário pela urgência da pauta. “A live tem o objetivo de mostrar para a população essa organização do Conselho Estadual e para afirmar que a comunidade LGBTI+ tem resistência em Mato Grosso, está organizada e querendo lutar por direitos. Então, este conselho é fundamental neste momento”.
Conselho Nacional
A extinção do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT), pelo governo Bolsonaro, se deu em abril de 2019.
Diante de tal violência, se fez necessária a criação do Conselho Nacional Popular LGBTI+, em 28 de junho de 2020, com a missão de construir um projeto popular amplo e democrático para fomentar políticas públicas e sociais voltadas a atender a população LGBTI+, em toda sua pluralidade e diversidade, além de contribuir na difusão dos direitos humanos, entendendo estes como espaços de lutas e disputas de narrativas, que propiciem o empoderamento de todas as identidades LGBTI.
O lançamento contará com a participação de Léo Ribas pela Liga Brasileira de Lésbicas, Bruna Irineu pelo NUEPOM-UFMT, Clóvis Arantes pelo Grupo Livremente, Dê Silva pelo Conselho Popular Estadual LGBTI+ de Mato Grosso e Mércia Gonçalves pelo CRESS-MT para mediação.
“Esta live será feita neste dia primeiro de julho, estrategicamente pensado para ser antes do 3J, dia que marcará mais um ato contra o Bolsonaro, já para movimentar e afirmar que estaremos presentes em mais este momento histórico gritando #FORABOLSONARO”, conclui Mércia Gonçalves.
Serviço:
LIVE – Lançamento do Conselho Estadual Popular LGBTI+ de MT
Quando: 01 de julho // às 19h (horário de Cuiabá)
Onde:
Facebook: https://www.facebook.com/events/850436065572022/
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCD2o8qVA_QAk-_gfXzYOVgg