Foi realizada, no dia 16 de novembro, a posse dos membros do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso (CONESD).
Durante a posse, foi apresentada aos novos conselhieiros as atribuições e diretrizes do CONESD e, ainda, foi apresentada as Comissões Técnicas Permanentes.
O Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso (CRESS/MT) conta com Adriana Edna Duarte Soares Leite, como titular, e Vanessa Galhardo, como suplente no CONESD.
Adriana Soares destaca que a política sobre drogas é um tema que precisa ser discutido à luz da Reforma Psiquiátrica e da luta antimanicomial, não pode ser reduzida às ações de controle e aprisionamento da população, ou da chamada “guerra às drogas” (proibicionismo), com adoção de medidas carregadas de preconceitos e concepções moralizantes, que acabam contribuindo para a reprodução de estigmas e violação de direitos de usuárias/os de substâncias psicoativas ilícitas.
“É muito importante que a política estadual sobre drogas possa se desenvolver numa perspectiva de defesa dos direitos para superação dessa realidade difícil que impacta fortemente em toda sociedade, e que possa contribuir para o fortalecimento dos Conselhos Municipais. A nossa atuação nessa nova gestão do CONESD será pautada nos compromissos éticos e políticos assumidos por nossa categoria para a eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças.”