Siga-nos nas redes sociais

Ouvir

O curso Serviço Social e a Dimensão Técnico-operativa promovido pelo CRESS/MT, por meio da Comissão de Formação Profissional, em parceria com o Departamento de Serviço Social da UFMT e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), foi realizado no período de 11 de abril a 09 de maio, das 18h às 21h.

 

O curso teve carga horária de 30 horas e foi realizado em cinco encontros na modalidade on-line. Cada encontro foi conduzido por um dos seguintes profissionais: Yolanda Guerra, assistente social e professora doutora da UFRJ; Maurílio Matos, assistente social e professor doutor da UERJ; Leile Teixeira, assistente social e professora doutora da UFRJ; e Luciana Gonçalves, assistente social e professora doutora da UFJF. Luciana, ainda, direcionou o último encontro dedicado para a Oficina de Instrumentos e Técnicas.

 

O sucesso do curso pode ser sentido com a média de 80 participantes de diversos municípios do estado de Mato Grosso, tais como: Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Juína, Alta Floresta, Primavera do Leste, Cáceres, Barra do Garças, Jaciara, Rondonópolis, Poxoréu, Barra do Bugres, Santa Terezinha, Nova Brasilândia, Sinop, Santa Cruz do Xingu, São José do Povo, Campo Novo do Parecis, Pedra Preta, Alto Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte e outros.

 

Para Renata de Paula Teixeira, conselheira e coordenadora da Comissão de Formação Profissional, o curso atendeu um anseio da categoria de assistentes sociais de Mato Grosso acerca do debate da dimensão técnico-operativa. 

 

“O conteúdo programático e a presença de palestrantes renomadas/os no âmbito do Serviço Social brasileiro chamaram muito a atenção das/os profissionais, sendo as vagas disponíveis esgotadas em tempo recorde, o que levou a sua ampliação”. 

 

Foram dias intensos de reflexão, troca de conhecimento e aprofundamento sobre os temas: trabalho e instrumentalidade, ética e trabalho profissional, planejamento do trabalho profissional e instrumentos e técnicas. 

 

“A receptividade do público foi imensa e a iniciativa da realização do curso foi muito elogiada pelos participantes, ressaltando sempre a importância das temáticas abordadas. A participação das/os profissionais durante todos os encontros do curso, por meio da frequência, da apresentação de considerações, perguntas e exposição de experiências, foi um grande diferencial”, analisa Renata Teixeira.

 

A presidenta do CRESS-MT, Larissa Gentil, destaca que a participação dos assistentes sociais de diversos municípios do estado foi bastante qualificada. 

 

“As pessoas que garantiram a sua vaga fizeram valer cada momento, foram ativas e levaram questões e experiências dos seus espaços sócio-ocupacionais, o que deixou o curso ainda mais interessante. O corpo docente foi incrível, todos muito bem qualificados, o que valorizou, ainda mais, o curso. Avalio de forma muito positiva e reforço a importância da parceria com a UFMT e com a ABEPSS, que foram essenciais no processo de construção deste curso. E respondendo aos questionamentos e anseios, digo que não sabemos se será possível, mas pensamos sim na possibilidade de uma outra edição do curso”.

 

O curso Serviço Social e a Dimensão Técnico-operativa cumpriu o objetivo de promover a educação permanente sobre os fundamentos do Serviço Social e contribuir com a qualificação do exercício profissional das/os assistentes sociais, por meio dos conhecimentos adquiridos, reflexões e debates promovidos nos encontros.

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Responder

Seu email não será publicado.

*
*