Dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social. Para comemorar a data, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-MT) promoveu em Cuiabá, dia 13/05, o evento “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”. Durante o encontro, a professora doutora Tânia Diniz, do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), ministrou a palestra “Sigilo Profissional”. Segundo ela, é um dever do profissional a defesa do sigilo das informações referentes aos usuários das políticas sociais.
“Hoje estamos vivendo processos muito fortes de precarização de trabalho, de exigências profissionais que muitas vezes colocam os e as assistentes sociais em situações bastante complicadas em relação a afirmar e reafirmar o sigilo. São requisições do judiciário para prestar depoimentos, a forma como são preenchidos os cadastros, enfim. Uma séria de questões que chegam para a profissão e que são importantes refletir”, disse Tânia.
Segundo a doutora, o trabalho coletivo contribui para a manutenção do sigilo. “Ainda que caiba ao assistente social, mediante o nosso código de ética, o cumprimento da manutenção do sigilo, diante desse quadro hoje a sua força vai estar no debate coletivo, na forma como a equipe se organiza e se fortalece mutuamente frente a essas requisições que chegam. Acho que essa é uma das estratégias, e é uma estratégia forte”, afirmou Tânia.