Por Carla Ninos
O Seminário Estadual Serviço Social e a Condição de Prioridade Absoluta da Infância, Adolescência e Juventude foi realizado nos dias 15 e 16 de outubro. A organização do evento ficou sob responsabilidade da Comissão de Direitos Humanos em parceria com a Comissão Sociojurídica do Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso (CRESS/MT).
“Os seminários estaduais são importantes espaços para o reconhecimento da temática considerando as particularidades regionais, contribuindo para o debate e reflexão nos espaços sociocupacionais de atuação de assistentes sociais, propiciando a participação qualificada da delegação estadual na etapa nacional”, explicou a coordenadora de Direitos Humanos do CRESS/MT, Mércia Gonçalves.
No dia 15 de outubro, foi realizada uma Live transmitida pela página do Facebook do CRESS/MT. Os temas abordados foram os seguintes: “Infância, adolescência e Juventude em MT: do marco legal à efetivação dos direitos”, apresentado pela assistente social e analista do Ministério Público de Mato Grosso, Annelyse Cristine Cândido Santos; o tema “Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude em Mato Grosso”, foi apresentado pela professora mestra do Departamento de Serviço Social do UNIVAG, Leila Chaban. E o tema “A educação, o início da idade produtiva e os desafios com as mudanças no mercado de trabalho”, apresentado pela professora doutora do Departamento de Serviço Social da UFMT, Liliane Capilé.
Durante a live, a ilustradora e estudante de Serviço Social da UFMT, Larissa Gomes, fez uma intervenção cultural e desenhou uma arte inspirada pelos debates que ocorreram na live. Ao final, ela mostrou o resultado do trabalho, que você acompanha abaixo:
No dia 16 de outubro, foi realizada uma Roda de Conversa, pela plataforma Google Meet. Os temas debatidos foram os seguintes: “Juventudes e Sexualidades”, apresentado pela professora doutora do Departamento de Serviço Social da UFMT e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações de Gênero – NUEPOM, Bruna Irineu. “Saúde mental da juventude e o uso de drogas na perspectiva dos Direitos Humanos”, apresentado pela assistente social e analista do Sistema Socioeducativo (SESP/MT), Adriana Espinoza. E o tema “A organização política das Juventudes em Mato Grosso”, apresentado pelo presidente do Conselho Estadual da Juventude – CONJUV/MT, Daniel Vitor Pereira de Abreu.
“No Seminário Estadual tivemos duas estratégias, uma foi ter um momento de palestras pelo Facebook e a outra como Roda de Conversa pelo Google Meet, com isso possibilitou que muitas assistentes sociais pudessem participar. O evento propiciou a categoria debater sobre a temática da criança, a adolescência e a juventude e a prioridade absoluta, com enfoque nos espaços de atuação profissional e na nossa realidade estadual”, finalizou a coordenadora da Comissão Sociojurídica do CRESS/MT, Adriana Edna Duarte.
A live está salva na página do CRESS/MT no Facebook (Clique aqui)
Você também pode encontrar a live e a Roda de Conversa no canal do CRESS/MT no Youtube (Clique aqui)