Siga-nos nas redes sociais

DSC0864O Conselho Regional de Serviço Social (CRESSMT 20ª Região) vai realizar no dia 13 de maio uma série de eventos alusivos ao Dia do (a) Assistente Social. Este ano, os 80 anos da profissão no Brasil são o tema principal. De acordo com a presidente do CRES-MT, Vera Lucia Honório dos Anjos, pela primeira vez, o formato do evento será com discussões por meio de mini-plenárias e palestra.

“Temos certeza que a proximidade cada vez maior com o cotidiano profissional da/os Assistentes Sociais, a busca por melhores condições de trabalho, colocam-se como uma persecução permanente do CRESSMT”, afirma a presidente.

Os participantes poderão se inscrever em mini-plenárias que vão abordar quatro temáticas relativas a: 1)  Sigilo profissional; 2)  Ética, direitos humanos e Serviço Social: valores profissionais e valores individuais; 3)  A importância   dos movimentos sociais na materialização das políticas sociais;  4) Trabalho, questão social e serviço social: precarização do trabalho.

Vera afirma ainda que uma das lutas da categoria hoje, em Mato Grosso, é justamente consolidar a jornada de trabalho em 30 horas. Atualmente, cerca de 50% dos municípios aplicam esse sistema de horas, e o CRESSMT tem se empenhado para ampliar o quadro.

“Também temos buscado instituir um piso salarial para o (a) assistente social. Entendemos que isso fortalece a categoria. Hoje temos cerca de 4 mil inscritos no Conselho e, em atuação, aproximadamente 3 mil assistentes sociais. A maioria no poder público. Só 10% estão na iniciativa privada”, avalia Vera.

Com o tema “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil”, as mini-plenárias foram dividas em dois períodos, sendo duas pela manhã e duas à tarde. À noite haverá uma conferência como encerramento da programação.

 

Confira a programação:

Dia 13 de maio – manhã: 9h às 11h30

Local: Auditórios do ICHS-UFMT

  1. “Trabalho, questão social e serviço social: Precarização do trabalho e processo de Terceirização” – Palestrante: Prof. Dra Izabel Cristina Dias Lira– UFMT
  2. “Ética, Direitos Humanos e Serviço Social: Valores profissionais e valores pessoais” – Palestrante: Prof. Mestre Qelli Viviane Dias Rocha- UFMT

Dia 13 de maio – tarde: 14h às 16h30

  1. “Sigilo Profissional” – Palestrante: Profª Drª Tânia Maria Ramos Godoy Diniz – CFESS
  2. “A importância dos Movimentos Sociais na materialização das políticas sociais” – Palestrante: Profª Drª Imar Domingos Queiróz – UFMT

Dia 13 de maio – noite: 18h30 às 21h30

Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva – UFMT

18h30 – Mesa de abertura – Apresentação Cultural

19h30 – Palestra Magna: “80 anos do Serviço Social: uma profissão inscrita no Brasil” – Palestrante: Profª Drª Tânia Maria Ramos Godoy Diniz – CFESS

21h30- Encerramento

Confraternização

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS