Siga-nos nas redes sociais

Ouvir

O evento, que faz parte da programação especial do Cress/MT para o Dia do/a Assistente Social, contou com a participação da vice-presidente do CFESS, Daniela Neves

Em alusão ao Dia do/a Assistente Social, comemorado no dia 15 de maio, Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) realizou na noite desta quarta-feira (16.05), a palestra “Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora. Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade”. O encontro, que faz parte da programação especial preparada para todo o mês de maio pelo Conselho, contou com a presença de profissionais e estudantes e aconteceu no auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

A palestrante da noite foi a vice-presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Daniela Neves, que abordou o trabalho do assistente social na defesa dos direitos da população.

“O assunto desenvolvido na palestra tem haver com a resistência, onde os assistentes sociais devem somar na construção da defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Esta atuação se mostra mais essencial ainda com a atual conjuntura, em que a destruição dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras acontece com a reforma trabalhista”, afirmou.

Daniela revelou ainda, dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio do relatório Síntese de Indicadores Sociais, em relação a renda do brasileiro. O estudo publicado em 2017 realizou levantamento a partir de diversas abordagens, tipificando limites de pobreza para avaliar um panorama da população brasileira, apontando indicadores como o trabalho, renda, educação, moradia entre outros.

“Essa pesquisa revelou que um quarto da população brasileira, estava abaixo da linha de pobreza do Banco Mundial. Esses brasileiros vivem com menos de US$ 5,50 por dia, equivalente a uma renda mensal de aproximadamente R$ 387 por pessoa, em valores de 2016. Deste total, 42,5% são de crianças de até 14 anos de idade. Isso mostra o quão importante é o trabalho do assistente social na luta pelos direitos da população”, pontuou a vice-presidente.

Já a presidente do CRESSMT Andréia Amorim, falou sobre a participação dos profissionais de serviço social nas programações preparadas pelo conselho, principalmente no interior.

“Nos dois eventos que já foram realizados tivemos uma participação muito boa. Em Confresa e em Juína a participação dos profissionais bateu a nossa expectativa, não só quantitativamente, mas também na participação dos debates e na receptividade dos colegas de profissão. Essa presença do CRESS no interior faz com que os colegas se sintam amparados institucionalmente e mostra que o Conselho está trabalhando em conjunto com eles”, declarou.

A estudante do sétimo semestre de Serviço Social, Paula Bispo, ressaltou a importância da realização deste tipo de evento. “Isso agrega para a nossa formação acadêmica e para a nossa formação como profissional. É uma forma de trocar experiência e adquirir conhecimento com colegas que já atuam na área há vários anos e que consequentemente conhecem a realidade da profissão”, pontuou a acadêmica.

Próximo evento

Em continuação da programação especial do mês de maio, na próxima quarta-feira (23.05), acontece no Auditório do Centro Cultural (UFMT), às 8h a mesa “O trabalho dos/das assistentes sociais: desafios e possibilidades”. Izabel Cristina Dias Lira (UFMT/ABEPSS) e Janaína Carvalho Barros (UFMT) ministrarão a palestra. Já às 19h o tema da mesa será “O processo de organização política e sindical da categoria profissional: resistir, ocupar e lutar!”, com a palestrante Eblin Joseph Farage (UFF). As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento. As vagas são limitadas.

Assessoria de Imprensa Cress/MT – ÍconePress

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS