O Movimento Estadual em Defesa dos Direitos da Criança do Adolescente convida a todas as pessoas para participar do SEMINÁRIO – DISCUTINDO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.
Crianças e Adolescentes representam um grupo social vulnerável porque encontram-se em processo de amadurecimento biológico, psicossocial, afetivo e cognitivo. Estão muito mais suscetíveis às condicionalidades do meio social, onde constroem suas referências éticas e morais. Precisam ser protegidos por suas famílias, pela sociedade e pelo Estado. É por isso que a Constituição Federal em seu artigo 277 e o Estatuto da Criança e do Adolescente no artigo 4°, estabelece que somos todos responsáveis: Estado, Sociedade e Família;
Em face deste contexto de retrocesso aos direitos das crianças e adolescentes, pelo que já avançamos e pelo muito que ainda temos que avançar na proteção à infância e adolescência, não podemos admitir que o Congresso Nacional retroceda com a aprovação da PEC 171 que prevê a redução da maioridade penal!
Sabemos que é urgente e necessário avançar em políticas públicas de melhoria da qualidade da educação, saúde, cultura, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, de acordo com a faixa etária. E Para isso é preciso ampliar os recursos públicos, articular as esferas de governo para essas políticas, é preciso cumprir integralmente o Estatuto da Criança e do Adolescente e os pactos internacionais em defesa da infância e da juventude.
Pela reafirmação dos Direitos, da Justiça e da Democracia, dizemos NÃO ao retrocesso, NÃO à PEC 171. Participe da discussão no SEMINÁRIO – DISCUTINDO A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL no dia 27/04 às 19 horas no Centro Cultural da Universidade Federal de Mato Grosso.
O conjunto CFESS/CRESS já se posicionou acerca do tema, e mantém seu posicionamento contrário à redução da Maioridade Penal (Confira no texto: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1166)
Responder