DiaAS2015CFESS-CartazHorizontal-300x202No próximo dia 15 de maio será comemorado o Dia do (a) Assistente Social, e o Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso (CRESS-MT) vai realizar uma série de atividades alusivas à data. Entre os dias 12 e 15 de maio a programação será realizada em Cuiabá e Várzea Grande, com audiência pública, oficinas, mini-cursos e palestras. Já nos dias 18 e 22 de maio, as discussões serão nos municípios de Barra do Garças e Rondonópolis, respectivamente.

Durante todo o evento, os temas abordados vão tratar prioritariamente da valorização da categoria e destacar seu trabalho na defesa das políticas públicas e na luta por direitos humanos. De acordo com a presidente em exercício do CRESS-MT, Lenil Figueiredo, a escolha do tema se deu por alguns motivos específicos.

“Primeiramente porque em 2016 o Serviço Social no Brasil completará 80 anos e, nesse sentido, o Conselho Federal de Serviço Social, juntamente com os conselhos regionais, tem trabalhado com temáticas que mostram o papel social da profissão e que dão visibilidade ao trabalho de assistentes sociais. Em segundo lugar, falar o que a população usuária do serviço social pode e deve esperar dessa categoria profissional. Tema que foi aprovado no Encontro Nacional CFESS-CRESS de 2014”, afirma a presidente.

A presidente lembra que a campanha de valorização deste ano procura dialogar diretamente com a sociedade, destacando a intervenção dos profissionais, cada vez mais requisitados, seja no atendimento à população ou na formulação e execução de políticas públicas que possibilitam o acesso aos direitos, como saúde, educação, lazer, moradia, entre outros.

A programação alusiva terá início no dia 12 de maio, com a audiência pública na Assembleia Legislativa, às 9 horas, para tratar da implantação da lei 12.317/2010, que altera o artigo 5º da lei de regulamentação da profissão, e estabelece carga horária de 30 horas semanais para assistente sociais. Ainda no dia 12, a partir das 13 horas, será realizado no auditório da Univag o minicurso “Atribuições e competências profissionais do Serviço Social no Campo Sócio-jurídico”, com a assistente social, doutoranda Kely Hapuque Cunha Fonseca da PUC/SP.

A programação segue na Capital e em Várzea até o dia 15 de maio. Em Barra do Garças o evento será realizado nos dias 18 e 19 de maio, com palestra, minicurso e rodas de conversa, na Univar. Em Rondonópolis, será no dia 22 de maio, na UFMT, a partir das 9 horas com palestra e mesa redonda.

Atualmente estão inscritos no CRESS-MT 3.135 assistentes sociais que atuam nas mais diversas entidades públicas e privadas do estado. Para a Semana do (a) Assistente Social são esperados profissionais de todo estado. As inscrições para participação nos minicursos e/ou outras informações podem ser feitas no CRESS, ou pelo número (65) 3624-2095.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Responder

Seu email não será publicado.

*
*